Foto Pag. Inicial

Diva

Descrição Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Adotar hábitos saudáveis é determinante para se viver mais e melhor. A medicina já deu às pessoas condições de prolongar a vida e isto é um fato, mas cabe a cada um optar pelos fatores que terão efeito sobre as atitudes e reações realizadas no nosso cotidiano. Nesse sentido, estamos diante de duas vertentes: viver com dependência de remédios, de outrem, suscetível à doenças ou buscar autonomia, saúde e qualidade de vida?

O BEM ESTAR está apoiado em 3 pilares: alimentação saudável, atividade física e emoções equilibradas. Se você se identifica com essa filosofia de vida, seja bem vindo(a) a minha tribo!

Fiquem à vontade para perguntas!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Corrida na praia - Vantagens e desvantagens

Praia da Barra, posto 4
Correr na praia é uma boa alternativa para os praticantes da corrida. Esse tipo de treino proporciona um gasto calórico cerca de 13% mais alto devido a exigência maior da capacidade física. Além disso, a prática coleciona vantagens relacionadas à sensação de bom humor, ao condicionamento físico e à estética, sem contar que o visual pode estimular a corrida por mais tempo do que o de costume. Entenda melhor os efeitos e as condições dessa modalidade:

Por conta da irregularidade da areia, ocorre um estímulo de contrações ou estiramentos agudos, chamados de proprioceptores que vão auxiliar na prevenção de lesões. Esse tipo de terreno provoca menos impacto sobre as articulações quando comparado com o asfalto. Por esse motivo o atleta consegue aumentar o volume periódico de treinos e proteger-se contra os problemas articulares e ósseos.

Se a areia estiver fofa, os músculos inferiores serão trabalhados ainda mais, conquistando maior resistência. No entanto é preciso tomar cuidado, pois a área é o piso que mais provoca lesões por conta do desnivelamento. Correr na areia dura (próximo ao mar) é um exercício semelhante à corrida no asfalto, mas também é preciso tomar precauções. Como o terreno tende estar inclinado, você pode comprometer a saúde da coluna vertebral.

A atividade proporciona um condicionamento físico mais avançado e resistente, mas não se pode esquecer, entretanto, das precauções a serem tomadas. Dessa forma, a duração do treino não pode ser muito longa, pois o impacto com a areia faz com que o praticante tenha uma sobrecarga geralmente nos joelhos e no quadril. Esta instabilidade do terreno é prejudicial para quem não pratica regularmente musculação, podendo desencadear diversos problemas crônicos . O esforço provocado pela musculatura será maior, logo quem tem o hábito de treinar na praia vai estar mais suscetível à lesões. E é por esse motivo que os iniciantes não devem exagerar.

+Dicas

Você pode usar tênis, mas o recomendável é praticar a corrida descalço. Se fizer um treino mais intenso o ideal é usar um tênis inconsistente e leve. 

Se tiver sol, use sempre o protetor solar. Não sou a favor da ideia de correr durante um dia ensolarado. Indico correr no fim de tarde ou à noite. Mas é claro que há exceções, como o treino regular de atletas profissionais, por exemplo. Acredito que as condições adversas atrapalham as condições saudáveis. Correr e não ter bem estar não é favorável diante do custo-benefício. 

Quando você se sentir cansado ou a areia estiver muito quente, passe para parte dura para dar uma recuperada. 

Não se esqueça de se hidratar! A água de coco logo após o treino é meu hidratante número 1. 

Só a caminhada na praia pode funcionar como uma verdadeira aula de musculação. APROVEITEM!!! 
Ver também: Corrida no asfalto