Foto Pag. Inicial

Diva

Descrição Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Adotar hábitos saudáveis é determinante para se viver mais e melhor. A medicina já deu às pessoas condições de prolongar a vida e isto é um fato, mas cabe a cada um optar pelos fatores que terão efeito sobre as atitudes e reações realizadas no nosso cotidiano. Nesse sentido, estamos diante de duas vertentes: viver com dependência de remédios, de outrem, suscetível à doenças ou buscar autonomia, saúde e qualidade de vida?

O BEM ESTAR está apoiado em 3 pilares: alimentação saudável, atividade física e emoções equilibradas. Se você se identifica com essa filosofia de vida, seja bem vindo(a) a minha tribo!

Fiquem à vontade para perguntas!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Treino em Circuito

Treino em Circuito na Jorge Gonzalez Academia
Se você é do grupinho que considera as séries de musculação monótonas demais, é porque ainda não participou de um treino em circuito. Com muito dinamismo, a atividade trabalha toda a resistência do corpo, sem intervalos entre uma série de exercícios e outra. Mas para isso, é preciso haver um planejamento adequado para que se possa trabalhar todos os grupos musculares. Dessa maneira, os treinos em circuito auxiliam no aumento da resistência cardiovascular e na melhora no condicionamento físico e global, já que aliam os exercícios localizados com a grande queima calórica provenientes das atividades aeróbias.

Uma mulher de 60 kg perde, em média, 750 calorias em uma hora. Por não ter períodos de descanso, os treinos em circuito são montados com exercícios de fácil execução. Apesar de as cargas serem moderadas, as atividades têm graus diferentes, respeitando a força do praticante. Isso significa que os treinos em circuito podem ser realizados por alunos iniciantes, intermediários e avançados, variando a carga e a intensidade das séries conforme a condição física.

Na prática, um aluno iniciante pode alternar caminhada com exercícios localizados e séries com peso. Já um praticante que treina há mais tempo, pode dividir o tempo de treino praticando corrida, escada, pulando corda e fazendo exercícios resistidos mais complexos ou com mais peso. Outra alternativa que se pode aplicar nos circuitos diz respeito à troca dos exercícios de tonificação muscular com os aeróbios. Mas também é possível trabalhar com dois blocos distintos: primeiro a musculação e depois os aeróbios.

O número de exercícios de um circuito varia de acordo com a duração de cada um, do material utilizado na hora do treino e dos objetivos do aluno. Com isso, o treino pode ser baseado na relação entre o número de repetições e o tempo: o aluno pode separar 6 minutos para fazer esteira, mais 6 minutos para trabalhar os membros superiores, outros seis para andar de bicicleta, depois seis para fortalecer os membros inferiores e assim por diante. Não podemos esquecer que as repetições são determinadas de acordo com o perfil condicional do aluno e por este motivo sempre é válido pedir orientação ao profissional da sua academia.

Para adquirir bons resultados, é recomendado que os treinos sejam seguidos por, pelo menos, um mês, com prática de duas a três vezes por semana, em dias alternados. E quanto às restrições das atividades em circuito, é preciso ficar atento porque alguns exercícios exigem grande intensidade e podem prejudicar os alunos que tenham algum problema de saúde, como desvios ou dores na coluna. Mas a boa notícia é que seu professor da academia é um profissional capacitado para fazer substituição de séries, ou ainda, adaptar o modo de execução dos exercícios.