Foto Pag. Inicial

Diva

Descrição Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Adotar hábitos saudáveis é determinante para se viver mais e melhor. A medicina já deu às pessoas condições de prolongar a vida e isto é um fato, mas cabe a cada um optar pelos fatores que terão efeito sobre as atitudes e reações realizadas no nosso cotidiano. Nesse sentido, estamos diante de duas vertentes: viver com dependência de remédios, de outrem, suscetível à doenças ou buscar autonomia, saúde e qualidade de vida?

O BEM ESTAR está apoiado em 3 pilares: alimentação saudável, atividade física e emoções equilibradas. Se você se identifica com essa filosofia de vida, seja bem vindo(a) a minha tribo!

Fiquem à vontade para perguntas!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Desvendando 3 mitos da musculação

Bíceps direto no cross

- Número de repetições  x  hipertrofia

Décadas de tentativas e erros levaram muitos a pensar que o número ideal de repetições, para que houvesse hipertrofia muscular, estaria entre 8 e 10. Hoje, sabe-se que não é bem assim, que não há um “definitivo”, muito menos uma receita de bolo. O músculo não trabalha dessa forma, como se a partir da oitava repetição ele começasse a crescer. O que determina a eficiência do treinamento não é a quantidade de repetições, e sim, como elas são executadas.

Mais importante que o número de repetições e a carga, é a qualidade do movimento que você executa. É bastante comum encontrar pessoas que exageram na carga, que acabam executando o movimento de forma errada e aumentando o risco de lesão. É preciso saber que os ganhos são proporcionais ao estímulo, ou seja, um equilíbrio entre volume, intensidade e frequência. Sabendo disso, procure não desperdiçar seu tempo na academia, faça com que ele seja o mais rentável possível e assim notará melhoras rápidas e efetivas. Minha recomendação é que se faça um programa de treino, pois dessa forma você saberá o que tem que praticar a cada dia, não perdendo nem 1 minuto.

2 - Malhar todos os dias garante melhores resultados?

Negativo. Não adianta ficar malhando sem parar. O corpo e a musculatura precisam de descanso e da recuperação do esforço causado durante o treino. Dependendo do seu nível de condicionamento físico, o intervalo necessário à plena recuperação de um determinado grupo muscular varia entre 48 e 72h. Se você não der esse tempo ao músculo, em vez de crescer ele entrará em estado catabólico, o que significa perder massa muscular. Portanto, nada de fazer pernas ou braços todos os dias, por exemplo.

3 - É possível ganhar massa muscular mesmo fazendo atividade aeróbia?

Existe uma grande quantidade de pessoas que faz musculação para o ganho de massa muscular (hipertrofia) e fica com receio de fazer outras atividades (essencialmente aeróbicas) com medo de que estas atividades façam com que percam os músculos que ganharam com a musculação. Esse é um dos MITOS mais famosos que ocorre nas academias. Entenda que os estudos sobre nutrição avançaram muito nos últimos anos e isto torna perfeitamente possível ganhar músculos mesmo praticando atividades aeróbicas.

Uma dica importante para qualquer pessoa que pretende fazer alguma atividade aeróbica de alta intensidade é para que tenha uma boa dose de proteínas em sua alimentação, tanto através de comida como também com suplementos alimentares, se necessários. Tendo uma boa quantidade de proteínas livres para os músculos após o treino, ele irá ser reconstruído rapidamente.

Para alguns casos ainda mais extremos, como por exemplo, uma pessoa que tenha o metabolismo acelerado e não possui tempo disponível e outras condições de se alimentar naturalmente, é possível repor as calorias com Shakes Hipercalóricos. Nesse caso, é preciso pesquisar um suplemento de boa qualidade - com baixos índices de gordura e preferencialmente com boas doses de proteínas. Então, como se pode notar, a prática de atividades aeróbicas não irá atrapalhar no seu desenvolvimento muscular, desde que haja uma nutrição adequada à quantidade de exercícios que irá fazer.