Corrida de 7,5 km (Em Lagoa Rodrigo de Freitas) |
Quem tem pressa em perder peso nem pensa duas vezes na hora de acelerar o passo: a corrida é, realmente, uma das melhores atividades físicas para emagrecer com saúde. O esporte aumenta o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais rapidamente. Por isso, o consumo maior de energia não se restringe apenas aos minutos de treino, mas também durante o dia inteiro.
Muitos profissionais defendem que a corrida leve é ideal para perder peso, numa prática com mais de 30 minutos. No entanto, eu defendo que, nem sempre!!! O que emagrece mesmo é a continuidade da atividade física, com exigência crescente de esforço. O aumento do metabolismo, provocado pela atividade física, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas depois do exercício. Ou seja, não é só durante a atividade física que há queima de gordura.
A gordura abdominal, entretanto, exige uma tática específica para derreter. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida ou caminhada com variação de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis. Daí o consumo da gordura visceral. Mas se você mantinha uma rotina sedentária, vá com calma! Lembre-se que o exagero de hoje pode significar até uma semana sem treinar. Respeite o seu ritmo e peça orientação a um profissional de educação física :)
2 - COMA SALADAS!
Restaurante Fontes, em Ipanema |
✔ O ato de mastigar gera uma sensação de saciedade, pois o corpo envia sinais nervosos para o centro do cérebro (hipotálamo), que responde ao estímulo indicando que você está satisfeito.
✔ Quando as fibras dos vegetais entram em contato com a água durante o processo digestivo, elas ganham volume e reduzem o apetite.
✔ Se combinada com a gordura insaturada do azeite extra virgem, a salada terá ainda mais benefícios, uma vez que haverá a redução do tempo de esvaziamento gástrico, quero dizer, mais saciedade!
3 - MASTIGUE!
O organismo só aproveita o alimento depois de quebrado (o estômago não tem dente), portanto, se não mastigar a absorção ficará comprometida.