Foto Pag. Inicial

Diva

Descrição Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Adotar hábitos saudáveis é determinante para se viver mais e melhor. A medicina já deu às pessoas condições de prolongar a vida e isto é um fato, mas cabe a cada um optar pelos fatores que terão efeito sobre as atitudes e reações realizadas no nosso cotidiano. Nesse sentido, estamos diante de duas vertentes: viver com dependência de remédios, de outrem, suscetível à doenças ou buscar autonomia, saúde e qualidade de vida?

O BEM ESTAR está apoiado em 3 pilares: alimentação saudável, atividade física e emoções equilibradas. Se você se identifica com essa filosofia de vida, seja bem vindo(a) a minha tribo!

Fiquem à vontade para perguntas!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Exercício X Fator de Risco

A ânsia para atingir a perfeição física em pouco tempo pode acarretar problemas orgânicos, que vão desde pequenas lesões até traumas graves, solucionados apenas com intervenções cirúrgicas. Articulações, ligamentos, músculos de ombros e joelhos são as grandes vítimas da prática inadequada de atividade física. Uma lesão ocorre repentinamente de forma aguda ou lentamente de modo crônico. Pode variar de uma distensão muscular leve à ruptura de um ligamento, ao deslocamento articular ou até mesmo à fratura óssea. 

Uma lesão nos joelhos pode provocar problemas em diferentes partes do corpo, além de vícios de postura e erros na corrida e caminhada, que sobrecarregam outras articulações, como da coluna e quadril. Quanto às dores musculares, existem dois tipos: Uma que ocorre durante a prática do exercício e outra no dia seguinte(dor muscular tardia). A primeira aparece como uma queimação e decorre do efeito do ácido lático acumulado no local, a segunda é resultante de um processo inflamatório ocasionado por microlesões dos tecidos musculares.
 +Cuidados:  
O alongamento diário das musculaturas fortalecem e minimizam o grau de lesões. 
A ingestão de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes fará com que haja a neutralização do impacto da dor, acelerando a recuperação muscular. 
O repouso é fundamental, sendo tão importante quanto a alimentação para que a recuperação seja rápida, favorecendo uma melhor performance no próximo treino.