Existe alguém que consiga resistir totalmente às tentações gastronômicas das festas do final do ano? Dificilmente! Nesse post quero mostrar a realidade dos maus hábitos adotados pela grande maioria das pessoas. Para isso, citarei algumas dicas que vão ajudar você a ter uma desintoxicação adequada, além de conscientizá-lo sobre os prejuízos nada agradáveis à saúde.
A princípio, é preciso saber que a mistura de diferentes tipos de alimentos causa a sobrecarga dos órgãos digestórios e favorece ao acúmulo de gordura. Sabendo disso, o próximo passo é entender sobre a importância de fazer a desintoxicação, pois o metabolismo precisa de alguns dias de descanso depois dos exageros. Dessa forma, iniciar uma dieta "detox" logo após os dias de "lixo" é uma boa alternativa para trazer equilíbrio ao organismo. Seguem mais dicas:
✔ Beber bastante água para repor os sais minerais e realizar a limpeza do corpo, além de comer alimentos como melancia, tomate, couve flor, morango, melão e maçã que também ajudam nessa tarefa.
✔Comer alimentos termogênicos ajuda a aumentar a temperatura interna do corpo, o que vai acalerar seu metabolismo. São muitos os alimentos que têm essa função: pimentas, gengibre, mostarda, laranja, kiwi, chá verde, aspargos, brócolis, couve e gorduras vegetais, como a gordura das nozes, amendoim e do côco.
✔Consuma alimentos diuréticos para combater o inchaço abdominal. Saiba que boa parte do sobrepeso que temos é na verdade retenção de líquidos e a boa notícia é que isto pode ser perdido rapidamente. O inchaço é causado por pequenas inflamações provenientes do excesso de alimentos no organismo que, depois da desintoxicação, o corpo naturalmente libera os líquidos retidos, fazendo com que o abdômen perca os aspecto de inchado. Lembrando que refrigerantes, diets ou não, possuem grande quantidade de sódio, o que contribui para o inchaço do corpo. Diferentemente de alimentos como a erva-doce, beterraba e chás gelados, que são ótimos na eliminação de líquidos.
✔Tomem cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, pois o excesso de álcool sobrecarrega o fígado. Uma boa dica é alternar estas bebidas com água. Uma ótima dica é não exagerar na dose e, de preferência, tomar a bebida alcoólica mais saudável: duas taças, no máximo, de vinho tinto seco.
Saiba mais: Chocolate amargo e vinho tinto seco: combinação perfeita!
✔ Vá correr, vá malhar, faça um trilha ou qualquer outra atividade física que ajude a acelerar seu metabolismo. Esta é uma forma de liberar as toxinas armazenadas no corpo.
As dietas "detox" e restritivas não devem ser mantidas por mais de 7 dias. Um período maior do que este pode representar risco para a saúde, portanto nada de neurotizar! É importante lembrar que esse tipo de dieta possui uma finalidade temporária e que a maneira de conquistar uma vida mais saudável está na educação alimentar DIÁRIA! Pensem nisso!
Por Diva Gonzalez
CRN4 07100607