A água é um nutriente extraordinário, ela permite que mais de 50% das reações químicas do organismo ocorram e ajudem a manter a temperatura do corpo. É também responsável por participar dos movimentos dos nutriente e pelos processos de digestão, absorção, circulação e excreção. Um exemplo da sua atuação é na lubrificação das articulações, compondo o líquido sinoval. Outro fator fundamental é que a hidratação mantém o metabolismo em ordem, além de evitar problemas pressão baixa e tonturas.
Com apenas 2% de desidratação, a capacidade de trabalho do organismo diminui cerca de 15% e, com isso, a temperatura do corpo e batimentos cardíacos aumentam. A partir daí que surge a sensação de sede, que é, na verdade, um mecanismo de prevenção do corpo que é acionado antes que ocorra a desidratação. Além disso, o organismo buscará extrair água de todas as reservas, fazendo um esforço para manter o volume sanguíneo e a temperatura corporal segura.
Diante desse verão, ainda mais no Rio de Janeiro, quando o clima esquenta bastante, o desafio aumenta: é necessário abastecer-se não só com água, mas com sucos naturais, ou até mesmo alimentos ricos em água (mais de 80%), como melancia, morango, abacaxi, pepino, alface, espinafre, repolho, tomate, cenoura, etc.
As pessoas que bebem água em quantidade adequada, tem produção de suor mais abundante, que, ao ser eliminado, realiza um trabalho de limpeza dos vasos e dos poros. Isso faz com que as matérias gordurosas, bactérias e poeira acumulada na superfície do corpo sejam "expulsas". E, ainda, há a liberação do caminho para a irrigação sanguínea, o que estimula o trabalho dos rins, que precisa funcionar plenamente para eliminar as impurezas do organismo.
Enfim. Beber água é vital para nossa saúde. E VOCÊ? Já bebeu água em quantidade significativa hoje? Se respondeu SIM, parabéns!!! Se NÃO, que tal começar AGORA?