![]() |
De maneira geral, sim! Não há um consenso sobre a idade ideal para iniciar as atividades físicas. Muitos pediatras ainda recomendam o início a partir de 15 anos, embora seja um conceito antigo. Nós, educadores físicos, recomendamos a partir dos 11 anos, mas é claro que, para alcançar bons resultados, é preciso buscar orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física.
A atividade muscular nessa faixa etária é uma alternativa de estimular o crescimento dos ossos (através da tensão óssea), promover o alongamento da musculatura e o desenvolvimento saudável do organismo como um todo. Sendo necessário, assim, a análise do condicionamento físico, a percepção das limitações individuais e a criação de uma série adequada dos exercícios.
Idade x Carga
Diante desse contexto, entra em cena novamente a ideia de orientação e acompanhamento constante no que se refere à resistência, tônus, fortalecimento e até mesmo à adaptação muscular para os adolescentes. Saiba que é possível iniciar o processo de adaptação através da adequação da carga sem o risco de prejudicar o desenvolvimento dos músculos, tendões e ligamentos. Portanto, o jovem que tiver o hábito de treinar conscientemente, não priorizando a estética corporal e sabendo controlar a ansiedade, certamente colherá bons resultados! #CompartilheEssaIdeia!