Meus suplementos: Alimentação saudável, atividade física e muita disciplina! |
A princípio, é sempre bom lembrar que a responsabilidade da indicação de suplementos será, de um modo mais específico, de um nutricionista ou nutrólogo - e não dos amiguinhos da academia ou da colega que iniciou a dieta da revista. Nós, nutricionistas, durante a avaliação nutricional, levamos em conta vários fatores como idade, sexo e, através de exames específicos, as condições do seu organismo. No entanto, a maioria segue tomando suplementos por conta própria, geralmente levando em consideração somente o lado estético. Grande parte dos consumidores é jovem, público que na sua maioria não precisa de suplementos - digo isso porque há uma grande incidência de hormônios nessa faixa etária, além do organismo está "novo".
Por esse motivo e vários outros relacionados à alimentação saudável (vide os posts do blog) é que recomendo o consumo íntegro de alimentos em vez de suplementos. Além disso, os suplementos não substituem o treinamento, eles apenas fazem parte da equação dos resultados. Você não progredirá se tomar creatina e não se exercitar, por exemplo. Você nunca queimará a gordura se tomar termogênicos, não fazer exercícios cardiorrespiratórios e não cuidar da dieta. Portanto, esqueça essa mentalidade de "pílula mágica”!
Uma boa notícia é que existem shakes mais saudáveis, contendo bastante nutrientes como vitaminas e sais minerais. No entanto não sou a favor da substituição contínua de refeições por essas bebidas. É válido sim, tomar os shakes diante de uma exceção ou outra, geralmente por questão de praticidade.
Mas se você não tiver a real necessidade de e quiser aderir ao uso, sem orientação profissional, o que se pode fazer? Já que você faz parte da tribo dos teimosos, tenha, ao menos, bom senso e fique atento com relação à dependência constante desses produtos. Saiba também que a interrupção dos suplementos pode refletir nas perdas das vantagens que você adquiriu durante o uso, como energia, força, massa magra e outras. Além disso, existe uma regra básica para essa questão: o que você ganhou rápido utilizando suplementação, você pode também perder rápido – o que não acontece com a alimentação adequada.
Lembre-se de que os resultados se conseguem através do trabalho duro e disciplina que, se combinados com a alimentação saudável, formam um trio perfeito!