Foto Pag. Inicial

Diva

Descrição Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Adotar hábitos saudáveis é determinante para se viver mais e melhor. A medicina já deu às pessoas condições de prolongar a vida e isto é um fato, mas cabe a cada um optar pelos fatores que terão efeito sobre as atitudes e reações realizadas no nosso cotidiano. Nesse sentido, estamos diante de duas vertentes: viver com dependência de remédios, de outrem, suscetível à doenças ou buscar autonomia, saúde e qualidade de vida?

O BEM ESTAR está apoiado em 3 pilares: alimentação saudável, atividade física e emoções equilibradas. Se você se identifica com essa filosofia de vida, seja bem vindo(a) a minha tribo!

Fiquem à vontade para perguntas!

sábado, 21 de março de 2015

Dietas radicais x Dietas equilibradas

Observo muita gente aderindo algum tipo de dieta radical e lamentavelmente constato a falta de informação e "teimosia" em excesso nessas pessoas que estão em busca do resultado rápido e fácil. Isso reflete diretamente na saúde, ou seja, a pressa de emagrecer se torna prioridade, enquanto as consequências negativas do organismo são deixadas para trás. Será que vale a pena? Vejamos:

- As dietas radicais geralmente apresentam o limite de calorias em torno de 800 Kcal a 1000 Kcal/dia. E quais as influências?

Uma mulher, por exemplo, gasta em torno de 1200 a 1400 Kcal /dia apenas para garantir o trabalho básico do corpo (manter o coração batendo, o pulmão respirando, dentre outras funções vitais internas).  Ou seja, o organismo déficit de calorias, o que pode contribuir para várias doenças.

- Tipos de regime que restringe algum tipo de nutriente, como o carboidrato:

O carboidrato é um nutriente essencial para todos, pois é o carro chefe da energia que o nosso corpo precisa. É por esse motivo que o prejuízo é ainda maior para os praticantes de atividades físicas e, além disso, há a perda de força aeróbia que irá dificultar o organismo a perder gorduras.

- Inibidores de Apetite:

Na verdade, esse tipo de medicamento é apenas um paliativo para as pessoas desequilibradas e, muitas vezes, até piora a situação: quando a pessoa pára de tomar, a fome volta, e com todo vigor! Além disso,

- Desaceleração do metabolismo

Dietas radicais deixam o metabolismo mais lento! Isso porque o corpo se adepta ao que você come.
Ao comer menos, ocorrem perdas de músculos e de líquidos junto com a perda de gordura, sendo que mais da metade do peso perdido vem da desidratação e da perda muscular, pois a mobilização da gordura demora muito mais.

Quando a dieta for interrompida, o retardo do organismo acarretará no acúmulo de gorduras com facilidade, ainda mais quando não há músculos o suficiente para participar da queima de calorias.
Com isso, a troca de quilos por flacidez não é uma escolha inteligente ou vocês conseguem encontrar algum lucro nisso? Mulheres, fiquem atentas!

Para reforçar essa realidade, estudos estatísticos sobre as dietas radicais comprovam que cerca de 95 a 99% das pessoas adeptas a esse tipo de regime costumam reaver seu peso com “juros” em um curto período. É válido lembrar, também que, emagrecer muito rápido causa danos ao coração e às artérias. Por esse e os demais motivos citados no post, recomendo emagrecer através de um dieta equilibrada e gradativa (aos poucos), com restrições adequadas. Saiba mais:

Por Diva Gonzalez
CRN4 07100607