Sempre compartilho com vocês estratégias para sermos mais saudáveis. No entanto, vejo muita gente compartilhando dietas sem açúcar, sem gordura, sem glúten, sem lactose, sem carboidrato, sem isso, sem aquilo, sem gosto, enfim... Fazendo substituições desastrosas, muito piores que o alimento original. Hoje, por exemplo, ser saudável de repente virou excluir o glúten.
A exclusão total e o radicalismo não é o caminho. As vezes vale a pena comer um alimento com glúten e com lactose a consumir sem e com altíssimo índice glicêmico e extremamente pobres nutricionalmente. Existe de tudo, produtos "saudáveis" sensacionais e os "saudáveis" sensacionalistas. E, de repente o mundo virou "Detox", rsrs. Parece até que todos os problemas serão resolvidos com Detox!
Não adianta fazer Detox por um mês e depois voltar a uma alimentação inadequada. Sou adepta a uma reeducação alimentar e não a modismos, coisas temporárias... Se você é intolerante a esse ou aquele alimento, nesse caso sim, é necessário fazer restrições, mas se esse não é o seu caso, por que não? O ajuste é individual. Leiam, informem-se, procurem profissionais para orientá-los e juntos vamos diminuir a banalização da saudabilidade. É uma questão de reflexão, percepção e mudança... A chave é a "busca do equilíbrio". #NutriçãoEficiente #VestindoSaúde #QualidadedeVida.