Foto Pag. Inicial

Diva

Descrição Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Adotar hábitos saudáveis é determinante para se viver mais e melhor. A medicina já deu às pessoas condições de prolongar a vida e isto é um fato, mas cabe a cada um optar pelos fatores que terão efeito sobre as atitudes e reações realizadas no nosso cotidiano. Nesse sentido, estamos diante de duas vertentes: viver com dependência de remédios, de outrem, suscetível à doenças ou buscar autonomia, saúde e qualidade de vida?

O BEM ESTAR está apoiado em 3 pilares: alimentação saudável, atividade física e emoções equilibradas. Se você se identifica com essa filosofia de vida, seja bem vindo(a) a minha tribo!

Fiquem à vontade para perguntas!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

Muita gente sabe que a musculação ajuda a aumentar a resistência, a força e a performance muscular. Mas quando se relaciona a musculação e a adolescência, é comum a ocorrência de dúvidas quanto à adequação da idade para essa atividade. Afinal, o incentivo da musculação na adolescência é uma atitude correta?


De maneira geral, sim! Não há um consenso sobre a idade ideal para iniciar as atividades físicas. Muitos pediatras ainda recomendam o início a partir de 15 anos, embora seja um conceito antigo. Nós, educadores físicos, recomendamos a partir dos 11 anos, mas é claro que, para alcançar bons resultados, é preciso buscar orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física.

A atividade muscular nessa faixa etária é uma alternativa de estimular o crescimento dos ossos (através da tensão óssea), promover o alongamento da musculatura e o desenvolvimento saudável do organismo como um todo. Sendo necessário, assim, a análise do condicionamento físico, a percepção das limitações individuais e a criação de uma série adequada dos exercícios.

Idade x Carga


A carga ideal para se começar a musculação pode ser definida de diversas maneiras, mas cabe ao professor responsável avaliar e perceber, através dos seus conhecimentos e do "feelling", se o peso em questão é propício para o adolescente. Se a carga estiver acima do ideal (pesada), em que o adolescente sinta dificuldade de execução, é preciso ficar atento, pois o peso excessivo pode comprometer o crescimento (através do fechamento precoce dos discos epifisários) e prejudicar as articulações.

Diante desse contexto, entra em cena novamente a ideia de orientação e acompanhamento constante no que se refere à resistência, tônus, fortalecimento e até mesmo à adaptação muscular para os adolescentes.  Saiba que é possível iniciar o processo de adaptação através da adequação da carga sem o risco de prejudicar  o desenvolvimento dos músculos, tendões e ligamentos.  Portanto, o jovem que tiver o hábito de treinar  conscientemente, não priorizando a estética corporal e sabendo controlar a ansiedade, certamente colherá bons resultados! #CompartilheEssaIdeia!