O agachamento livre é um exercício composto porque aciona vários grupos musculares. Da mesma forma que ele é completo, ele também é um dos mais evitados, seja porque as pessoas têm limitações articulares, ou porque o exercício, via de regra, é mais cansativo e difícil.
Para realizar os exercícios de agachamento de uma maneira correta e utilizar todo o potencial que a atividade tem a oferecer, é necessário ter algumas informações sobre a atividade. Realizar o exercício com a postura errada, além de não obter o total desempenho, pode causar lesões e problemas mais graves.
Para fazer o exercício,é preciso ter os pés em paralelo, a uma distancia significativa. Eles também devem estar firmes no chão, para evitar que se desequilibre enquanto está com a barra. Posicione a barra com os pesos nos ombros posteriores e não no trapézio, assim dando maior conforto durante o exercício e evitando possíveis lesões na coluna vertebral. Quando a barra é posicionada nos ombros, o corpo é forçado a se inclinar para frente a fim de manter a estabilidade. Essa inclinação gerará uma menor sobrecarga dos quadris, intensificando os músculos das coxas e do glúteo.
Além disso, quando o corpo se inclina para frente, os músculos das costas são exercitados, principalmente para se manter equilibrado. Antes de iniciar o movimento de agachamento, certifique-se de abrir o peito e olhar sempre para um ponto fixo a sua frente. Ao abrir o peito as escápulas tendem a ficarem mais próximas. Essa adução escapular alinha o tronco com o quadril, o que amplia o movimento, alcançando e alongando vários músculos.
Após se certificar que sua postura está correta, fique atento(a) à respiração durante o exercício. Uma sugestão é inspirar ao ficar de pé, e soltar lentamente durante o agachamento. Bons treinos!