Professor Nunes treinando na Jorge Gonzalez Academia |
1 - NÃO SE ACOSTUME COM O TREINO (SÉRIE)
Busque sempre o melhor do seu corpo para fazer o treino render. Se você vai para a academia e
costuma manter as séries, repetições e cargas, por um tempo muito longo e sem alteração, peça para seu preparador físico refazer sua série. O nosso corpo tem a tendência de se adaptar com facilidade. A adaptação muscular e aeróbia é muito rápida e por isso, se você já treina há bastante tempo, o ideal é rever o seu programa a cada quatro semanas. Veja algumas dicas:
✔Quando estiver nos minutos finais da esteira ou qualquer exercício aeróbio, tente aumentar a velocidade ou carga por dois minutos;
✔Quando estiver nos exercícios musculares e a ultima série se tornar fácil, faça mais uma série;
✔Nos alongamentos tente sempre ampliar os movimentos o máximo possível, até que
todo o corpo seja alongado;
✔Busque sempre mais do seu corpo, pois se você se adaptar estará parado no tempo;
2 - ATENTE-SE COM O TEMPO DE RECUPERAÇÃO DOS MÚSCULOS
Não adianta ficar malhando sem parar. O corpo e a musculatura precisam de descanso para se recuperar do esforço. Dependendo do seu nível de condicionamento físico, o intervalo necessário à plena recuperação de um determinado grupo muscular varia entre 48h e 72h. O tempo de descanso está relacionado com diversas alterações no nosso organismo, alterações estas que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso do treinamento. Se você não der esse tempo ao músculo, em vez de crescer ele entrará em estado catabólico, o que significa perder massa muscular. Portanto, nada de fazer pernas ou braços todos os dias!
3 - ALIMENTE-SE CORRETAMENTE DEPOIS DO TREINO!
O consumo de proteína é super recomendado após o treino. No entanto, além disso, é preciso adicionar carboidratos e antioxidantes no cardápio. Isso porque a atividade física acaba em hipoglicemia, que é a baixa taxa de açúcar no sangue. Se depois do treino você só consome proteína, o corpo a transforma em glicose e desvia da reconstrução muscular. Em suma, é necessário alimentos que forneçam antioxidantes, substâncias que reparam os danos celulares causados pelo treino.
Então, depois de ler essas dicas, que tal colocá-las em prática? Sucesso nos treinos!