Quem está com colesterol alto deve evitar o leite integral e os queijos amarelos, pois eles são ricos em gordura saturada. Já a escolha de queijos brancos com baixo teor de gordura não têm nenhuma contra-indicação. A principal preocupação de quem faz regime é saber quantas calorias e gorduras têm os alimentos que vão ser consumidos. E, no caso do cottage, dependerá do tipo de leite que foi usado na fabricação. Um dos tipos é feito com leite semi-desnatado (2% de gordura) e tem o valor calórico de 90 kcal para cada 100 gramas (uma colher de sopa tem aproximadamente 30 gramas). Eo outro é feito com leite desnatado (1% de gordura) e tem o valor calórico de 70 kcal para cada 100 gramas.
Desviando um pouco a questão dos benefícios dietéticos, aproveito para comentar sobre a importância nutricional dos leites e derivados. Estes alimentos colaboraram para um bom desenvolvimento da flora pré-biótica no intestino, absorção de nutrientes (inclusive o próprio cálcio) e eficiência imunológica. E não devemos esquecer, também, da importância do cálcio para a saúde óssea e dentária.
Sabendo disso, por que não optar por um dos queijos mais saudáveis no seu dia-a-dia? O cottage é um alimento super versátil que pode ser ingerido nos mais diferentes tipos de preparações como, por exemplo, recheios para sanduíches, tortas, patês e base de molhos. Eu gosto muito de utilizar este queijo como recheio em biscoitos - substituir o requeijão é uma boa dica!