Engana-se quem pensa que para emagrecer, o melhor e único exercício é o aeróbio, como andar, correr, pedalar, nadar... Esses exercícios são muito importantes para gastar calorias, aumentar sua resistência cardiorrespiratória e melhorar o funcionamento orgânico geral. Porém o gasto com essas atividades com o objetivo de emagrecer acontece somente no momento em que se está praticando e um pequeno gasto a mais nos próximos minutos, além de que para um bom gasto calórico é necessário uma atividade mais vigorosa e um condicionamento elevado.
A musculação é uma grande aliada nos programas de emagrecimento, ela aumenta o tônus muscular. Como o músculo é metabolicamente mais ativo que a gordura, entende-se que para mantê-lo o metabolismo fica mais elevado. Isso que dizer que, quanto maior o metabolismo, maior será o gasto calórico.
Uma alimentação bem programada e a prática regular da musculação garantem a manutenção muscular, fazendo com que os quilos perdidos sejam de gordura. Perdas elevadas de peso em um curto espaço de tempo com certeza estão relacionadas à perda de massa muscular e água. Além disso, a musculação eleva o metabolismo de repouso fazendo com que você gaste mais calorias, durante horas, mesmos após o treino. Então, galera, nunca dispense a musculação, pois ela é a grande aliada no processo de emagrecimento.